Designa-se por blog, um "sítio Web/Internet" em que é possível colocar mensagens (designadas por Posts na generalidade dos casos) que se apresentam de forma invertida cronologicamente. É uma ferramenta da Web 2.0. Um blog pode ser administrado por uma ou mais pessoas e poderá ter assuntos variados que irão designar perante que tipo de blog nos encontramos, sendo as mensagens postadas no blog complementadas por vezes com imagens, vídeos, links e textos. A opção dos blogs em que os leitores têm a possibilidade de escrever comentários de forma a interagir com o autor e com outros leitores é algo fundamental para o funcionamento de muitos blogs disponíveis na Web 2.0. Um ponto importante sobre os blogs prende-se com o facto de estes serem de fácil utilização e de fácil acesso a toda a população e consequentemente a todas as faixas etárias; é uma ferramenta graruita o que é um ponto fulcral para que seja uma ferramenta utilizada por grande parte da população que utiliza a Web 2.0.
Figura 1: Exemplo de Blog Educacional
Utilização Educacional do Blogue: Quais são?
Do ponto de vista Educacional, é cada vez mais frequente a utilização de blogs para fins pedagógicos como recurso e estratégia pedagógica por parte de profissionais da Educação. É frequente a existência na "blogosfera Portuguesa" de blogues elaborados por profissionais da Educação, onde os visitantes podem usufruir continuamente de informações que poderão ser utilizadas mais tarde com os seus alunos.
Fontes:
Sousa, P. J., Rodrigues, E., Cunha, M. B., Neves, A., Santos, A. S., Malheiro, A., et al. (2007). A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação. Lisboa.
Sousa, P. J., Rodrigues, E., Cunha, M. B., Neves, A., Santos, A. S., Malheiro, A., et al. (2007). A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação. Lisboa.
Pereira, E. G., & Oliveira, L. R. (2012). TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a Web 2.0. Instituto Politécnico de Bragança.
(http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/19923/1/ietic_Braganca_2012.pdf)
Gomes, M. J., & Lopes, A. M. Blogues escolares: quando, como e porquê?
Caras alunas,
ResponderEliminaro terceiro parágrafo da vossa mensagem está muito pouco desenvolvido comparativamente com os dois anteriores (que devia ser só um).
O texto não tem referência a autores e devia ter porque queremos escrever referências bibliográficas e não fontes, como indicaram.
Os endereços devia fazer parte das referência bibliográfica que terminariam com algo semelhante a : disponível em, seguido do endereço da Internet. Vejam no word a gestão das referências.
Cumprimentos
Rosário